Microsoft Build 2025: bem-vindo a era dos agentes de IA!

No evento Build 2025, a Microsoft anunciou a chegada da era dos agentes de IA. A empresa apresentou várias novas ferramentas de IA, incluindo um agente de IA que roda no navegador. Além disso, a Microsoft lançou atualizações de recursos de IA já existentes como o GitHub Copilot, Copilot Studio e o Azure Foundry.
A empresa de Redmond disse que mais de 15 milhões de desenvolvedores estão usando o GitHub Pilot no mundo. Esses usuários estão usando recursos como o “modo de agente” e “revisão de código” para programar. No evento, a Microsoft apresentou sua visão da internet como uma Agentic Web aberta. Nas palavras do release, “os agentes de IA tomam decisões e executam tarefas em nome de usuários ou organizações”.
Magentic-UI, um agente de IA com foco no ser humano
Uma das novidades mais interessantes do Microsoft Build 2025 é o Magentic-UI. Trata-se de um protótipo de código aberto de um agente de IA experimental para fazer tarefas na web que é centrado no ser humano. Assim, ele funciona supervisionado pelos usuários, realizando tarefas que vão além de buscas na web, com foco em ações.
O projeto aberto NLWeb pretende ser a base dessa web agêntica, como o HTML para a web tradicional. Com ele, será possíve desenvolver desde interfaces de usuário até sites conversacionais, que entendem a linguagem natural.
Além disso, em sua versão atualizada, o GitHub Copilot passou de um assistente dentro do editor para “um parceiro de IA baseado em agentes com um inédito agente de programação assíncrono integrado à plataforma GitHub”.
Microsoft 365 Copilot Tuning e orquestração multiagente

Foram várias as novidades de IA do Build 2025, mas uma das que eu achei mais interessante foi o Copilot Tuning, que permite que os clientes usem seus próprios dados, fluxos de trabalho e processos para treinar modelos e criar agentes. Esse processo acontece de uma forma simples, com pouco código, democratizando o seu acesso para usuários de vários níveis de conhecimento.
Esses agentes do Copilot Tuning “executam tarefas altamente precisas e específicas do domínio de forma segura dentro do limite de serviço do Microsoft 365”, segundo a empresa. O objetivo é que esses agentes personalizados possam criar conteúdos e documentos com o estilo e padrão da organização cujos dados foram usados no seu treinamento.
Clique abaixo para assistir ao keynote do CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Saiba mais sobre as novidades do Build no site da Microsoft.