Figma Make, que cria apps a partir de prompts de IA, chega ao Brasil e América Latina
O Figma, plataforma de design colaborativo focada no desenvolvimento de produtos, anunciou o lançamento do Figma Make, sua ferramenta de IA que transforma prompts de texto em apps funcionais, foi oficialmente lançada de forma global, incluindo o Brasil e a América Latina. Vale lembrar que a empresa inaugurou seu primeiro escritório em São Paulo no começo desse mês.
A ferramenta Figma Make foi apresentada na conferência Config 2025 do Figma, e permite que pessoas que não sabem programar consigam desenvolver protótipos de apps a partir de comandos em linguagem natural. Além disso, ela também permite transformar um design já existente no Figma em um app. Segundo a empresa, a ideia é acelerar a criação de soluções e interações em projetos.
Figma Make é focado em tirar ideias do papel

Para Débora Mioranzza, head da operação latino-americana do Figma, a ferramenta permite “que qualquer pessoa, independentemente da bagagem técnica, possa tirar ideias do papel.”
Além disso, ela conta que o Figma Make está “abrindo as portas para mais criadores na América Latina, onde a inovação e o empreendedorismo estão em alta, oferecendo ferramentas que ampliam a criatividade e aceleram o caminho da ideia ao produto”.

O Figma Make faz parte da plataforma Figma, e se integra aos fluxos de trabalhos existentes. Além disso, é possível importar estilos de bibliotecas do Figma para dentro do Figma Make, incluindo a extração automática do CSS desses estilos. Isso é importante para gerar protótipos com a identidade visual de cada marca.
Essa não é a única novidade de IA do Figma, que tem várias soluções para acelerar os processos de criação de sites e apps. Gostou da novidade? Já é possível testar o novo recurso até mesmo no plano gratuito do Figma, assim como em todos os planos pagos da empresa.
Leia também outros posts sobre IA no mundo corporativo aqui no AI Drops.
Saiba mais sobre o Figma Make no blog do Figma.
