Nvidia DGX Spark e DGX Station, conheça os novos supercomputadores de IA 

Nvidia DGX Spark e DGX Station, conheça os novos supercomputadores de IA 
Nvidia DGX Spark e DGX Station, conheça os novos supercomputadores de IA

A Nvidia anunciou em seu evento GTC 2025 uma nova linha de supercomputadores pessoais para IA, e lançou dois modelos, o DGX Spark, que antes era conhecido pelo seu codinome Project Digits (leia o meu post no Digital Drops), e o DGX Station. A empresa diz que ambos foram criados especialmente para refinar, criar protótipos e rodar modelos de IA de vários tamanhos de forma local.

Os novos supercomputadores de AI foram apresentados pelo CEO da Nvidia, Jensen Huang. Em seu tradicional keynote de abertura da GTC, Jensen disse que nós estamos entrando em “nova era de IA”. Falando sobre os novos dispositivos, ele falou que esse “é o computador da era de IA”. Além disso, ele disse que “é assim que os computadores devem parecer, e é assim que os computadores irão rodar no futuro.”

Além disso, outra das várias novidades do Nvidia GTC 2025 é o modelo de fundação OpenSource para um robô humanoide Isaac GR00T N1, que irá inaugurar a era da IA física, segundo o CEO. 

Os dois supercomputadores foram criados para desenvolvedores, pesquisadores e cientistas de dados. Vale citar que os dois foram desenvolvidos com a arquitetura Grace Blackwell, algo inédito, pois ela antes só estava disponível em data centers.

Além disso, a Nvidia anunciou que os novos supercomputadores com a plataforma Blackwell Ultra serão lançados por parceiros da empresa como Asus, Dell, HP e Lenovo. 

O menor supercomputador de IA do mundo

Em resumo, o DGX Spark é o menor supercomputador de IA do mundo, e conta com o superchip the GB10 Grace Blackwell da Nvidia. Além disso, ele tem a capacidade de fazer um quadrilhão de operações por segundo. Já o DGX Station conta com o superchip GB300 Grace Blackwell Ultra Desktop com 784 GB de espaço de memória coerente. A Nvidia diz que essa memória pode acelerar tarefas de treinamento e inferência de IA em grande escala. 

Saiba mais sobre o DGX Spark e o DGX Station, os novos supercomputadores para IA da Nvidia.

Via TechCrunch

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *