Nvidia Isaac Groot N1, um modelo de fundação para robôs humanoides


Além dos novos supercomputadores e outras novidades de IA, a Nvidia apresentou no GTC 2025 o Isaac Groot N1 (ou Gr00t N1), a nova versão do seu modelo de fundação para um robô humanoide generalista, ou seja, capaz de executar várias tarefas.
O Groot N1 conta com uma arquitetura de sistema duplo com a capacidade de “pensar de forma rápida ou lenta”. Essa arquitetura é inspirada nos princípios do processamento cognitivo dos seres humanos, e permite que o robô consiga perceber e raciocinar o que deve fazer a partir das instruções do usuário e da sua percepção do ambiente ao seu redor, e assim, possa tomar decisões e fazer diferentes ações de forma independente.
Além disso, as capacidades generalistas do Groot N1 permitem que ele manipule objetos comuns e execute tarefas de vários passos de forma colaborativa. Em resumo, para o CEO da Nvidia, Jensen Huang, o Isaac Groot N1 marca “a chegada da era dos robôs generalistas”.
Groot N1 é open source
O mais interessante é que o modelo Isaac Groot N1 é open source, e teve seus dados de treinamento e cenários de avaliação de tarefas disponibilizados no Hugging Face e GitHub, além do próprio site da Nvidia. Com isso, ele pode ser facilmente adaptado e treinado por empresas e usuários com diferentes funções e usos. Várias empresas estão criando robôs a partir do modelo Groot N1, como a 1X Technologies, Boston Dynamics, Agility Robotics, Mentee Robotics e a Neura Robotics.
Além disso, no keynote, foram demonstrados vários robôs humanoides que usam o modelo Groot N1 executando diferentes tarefas como o NEO Gamma da 1X. Segundo o CEO da 1X Technologies, Bernt Børnich, “o futuro dos humanoides é sobre adaptabilidade e aprendizado”.
Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do Nvidia Isaac Groot N1.
Saiba mais sobre o Groot N1 (Gr00T N1) no site da Nvidia.
Via The Verge