Claude Opus 4 é o melhor modelo de IA para programação do mundo, diz Anthropic

Claude Opus 4 é o melhor modelo de IA para programação do mundo, diz Anthropic

A Anthropic apresentou essa semana a nova geração dos seus modelos de IA, a família Claude 4, com o Claude Sonnet 4 e o Claude Opus 4, que é o melhor modelo para programação do mundo, segundo a empresa. 

Assim, o Opus 4 oferece desempenho e consistência para execução de tarefas complexas e de longa duração, incluindo workflows de agentes de IA. Já o Claude Sonnet 4 é a evolução do Sonnet 3.5, com melhorias para criação de códigos e cálculos matemáticos. Vale citar que os novos modelos são híbridos, ou seja, podem responder perguntas rápidas ou mais complexas, levando mais tempo para fazer o seu raciocínio. 

Os novos modelos acessam a internet e são capazes de alternar entre o modo de raciocínio e o modo mais simples para oferecerem respostas melhores. Eles também rodam ferramentas paralelamente e seguem instruções de forma mais precisa. 

Além disso, eles contam com maior capacidade de memória. Caso tenha permissões para acessar de arquivos locais, o Claude Opus 4 consegue criar e manter ‘arquivos de memória’ para guardar informações essenciais. Assim, ele se torna mais consciente das tarefas, aumentando a coerência e o desempenho nas tarefas dos agentes de IA. 

Os novos modelos também são mais precisos. Segundo a Anthropic eles são 65% menos propensos a buscar atalhos e brechas para completar tarefas, em uma comparação com o Sonnet 3.7.

Para completar, os novos modelos Claude 4 contam com a função de sumários de pensamento, que usam um modelo menor para condensar processos de pensamento mais longos. Segundo a empresa, essa função de resumir os processos só é necessária em 5% dos casos. 

No vídeo acima, funcionários da Anthropic mostram como é possível integrar os novos modelos Claude 4 na rotina do seu dia a dia.

Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do Claude Code e GitHub Actions.

Como testar a nova família Claude 4 da Anthropic

O Claude Opus 4 e o Sonnet 4 estão disponíveis pela Anthropic API, e também na Amazon Bedrock e na Vertex AI do Google Google. O Sonnet 4 também já pode ser testado por usuários da versão gratuita da Anthropic. Pelo menos por enquanto, o Claude Opus 4 só pode ser usado pelos usuários das versões pagas Pro, Max, Team e Enterprise Claude. 

Saiba mais sobre os novos modelos da família Claude 4 no site da Anthropic. 

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *