Disney e Universal processam Midjourney por direitos autorais

Disney e Universal processam Midjourney por direitos autorais

A Disney e a Universal estão processando a Midjourney Inc. por violação dos seus direitos autorais. No processo por uso indevido, são citados personagens como Darth Vader, Yoda e Homem-Aranha da Disney, assim como Shrek e Os Minions (da franquia Meu Malvado Favorito) da Universal, entre muitos outros.

Segundo processo, é fácil criar novas versões de personagens protegidos por direitos autorais como Darth Vader

Segundo a Disney e a Universal, o Midjourney funciona como “uma máquina de venda virtual, gerando infinitas cópias não autorizadas dos trabalhos das empresas”. Além disso, o texto diz que “pirataria é pirataria”. Segundo o processo, “o fato da imagem (ou vídeo) ter sido feito com IA ou outra tecnologia não torna isso menos infrator”.

Minions também fazem parte do processo da Disney e Universal contra Midjourney

O processo inclui personagens da Marvel, Lucasfilm, Pixar e 20th Century Fox (Os Simpsons) todos de propriedade da Disney. Da Universal, além dos Minions e Shrek, são citadas a franquia Como Treinar Seu Dragão e Kung Fu Panda, entre outras.

O processo também fala sobre os US$ 300 milhões em lucros da Midjourney Inc. (valores do ano passado). Além disso, são citados os 21 milhões de usuários do serviço, registrados em setembro de 2024.

Yoda é um dos personagens do processo da Disney e Universal contra Midjourney

O processo foi aberto no distrito central da Califórnia, e inclui dezenas de outros exemplos de infração por parte da Midjourney Inc. Clique aqui para ler o processo completo (arquivo PDF).

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *