iFood lança o LCM, Large Commerce Model, para desenvolver aplicações de e-commerce

Em seu evento iFood Media Tech Day, o iFood apresentou um LLM, ou melhor, um LCM (Large Commerce Model), um modelo de IA generativa de grande escala que foi desenvolvido e pensado no comércio digital.
Focado em e-commerce, o LCM foi usado para desenvolver o agente de IA do iFood, o Ailo, que permite que você faça pedidos através de uma conversa em linguagem natural, sobre o qual eu contei tudo no nosso site co-irmão, o Digital Drops, confira aqui.
Nesse post vou explicar como funciona o LCM, uma solução desenvolvida em parceria pelo iFood e a Prosus. A ferramenta foi criada para personalizar a experiência do usuário de uma forma precisa. Isso é feito através de uma identificação de seus padrões, que geram recomendações mais precisas.
O LCM é um modelo de IA de larga escala, e assim, irá evoluir a cada uso, aprendendo com os hábitos dos consumidores. Com essa tecnologia, é possível oferecer soluções como o Ailo, que funciona como um “personal shopper”, ou seja, indo além de uma recomendação simples.
O LCM foi treinado em um banco de dados com as transações comerciais de mais de 500 milhões de usuários globais da Prosus, ou seja, material não faltou. Este modelo conta com impressionantes 10 trilhões de tokens de dados. Ele é integrado ao QwQ3, um modelo de código aberto, e assim, tem acesso aos seus 32 bilhões de parâmetros.
O iFood conta que o LCM ele já melhorou a taxa de conversão de sugestões em 66%. Além disso, ele tem um custo de operação 60x mais barato do que outros modelos de IA generativa. A ideia é aproveitar o modelo para outros negócios da Prosus, como Decolar, Sympla e OLX.
Saiba mais sobre o LCM no site do iFood.
