Operator: OpenAI lança agente autônomo de AI que faz tarefas pra você!

Operator: OpenAI lança agente autônomo de AI que faz tarefas pra você!

A OpenAI anunciou hoje o lançamento do Operator, um agente de AI que pode navegar pela web e fazer tarefas para você, interagindo com o conteúdo da tela com a capacidade de digitar, clicar e rolar a página para fazer o que precisa ser feito.

Veja abaixo o Operator procurando uma receita online e depois incluindo os itens necessários no carrinho de uma loja online.

Ele foi lançado como research preview, ou seja, uma prévia de pesquisa, e a empresa avisa que ele tem limitações e irá evoluir com o feedback dos usuários. 

Por trás do Operator está o Computer-Using Agent, ou CUA, um modelo que usa a visão computadorizada do GPT-4o com uma capacidade de raciocínio avançado. Ele foi treinado para interagir com interfaces gráficas, clicando em botões, selecionando menus e digitando em campos de texto, exatamente como nós fazemos.

Operator, um agente de AI tão simples quanto navegar na web

Operator: OpenAI lança agente autônomo de AI que faz tarefas pra você!

O maior trunfo do Operator é a facilidade de uso, ou seja, ele não roda em uma API e não tem uma interface de programação, assim ele pode ser usado por qualquer pessoa, e não só por quem tem conhecimento técnico.

O Operator consegue ver tudo que está na tela, e interage com esse conteúdo como se fosse um humano, usando o mouse e o teclado, ou seja, ele roda totalmente na web. Ao encontrar um erro ou algum problema, ele usa a capacidade de “raciocínio” e faz uma autocorreção.

Caso seja um problema que ele não consegue resolver, ele pede a sua ajuda, e transfere o controle de volta para você. Assim, usar o Operator é tão simples quanto navegar na web, e isso não é nenhum exagero.

Com o Operator, o usuário tem controle total sobre as tarefas

Outro detalhe bem interessante é o nível de customização e controle que o usuário pode ter sobre o novo agente de AI da OpenAI. No exemplo do começo do post, na hora de pagar pela compra, por exemplo, ele pede a confirmação do humano que iniciou a tarefa.

No vídeo abaixo, é mostrado como usar instruções personalizadas para que o Operator faça exatamente o que você quer dele.

O Operator por enquanto só pode ser usado por usuários Pro da OpenAI nos Estados Unidos, mas em breve, a empresa vai incluir seu novo agente nos seus planos Plus, Team e Enterprise. 

Quer saber mais sobre o novo agente de IA da OpenAI sobre o Operator? Assista a live Introduction to Operator & Agents, transmitida ontem pela OpenAI. Além disso, os detalhes técnicos podem ser lidos nesse post

E você, está curioso para testar o Operator? Me conta nos comentários o que achou do novo agente de AI da OpenAI!

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *