Google libera modelo Gemini 2.5 Pro de graça para todos os usuários


Na semana passada, o Google lançou o Gemini 2.5 Pro (experimental), nova versão do seu modelo de IA, que tem a capacidade de raciocínio e vários recursos avançados, mas até agora, ele só podia ser usado por usuários da versão paga.
Agora, o Google anunciou que o novo modelo experimental do Gemini pode ser usado por qualquer um, mesmo os usuários dos planos gratuitos. Essa é uma ótima notícia para quem queria testar o modelo multimodal nativo do Google, que conta com uma grande janela contextual.
Mas, na prática, o que muda em relação ao modelo anterior? Segundo o Google, a capacidade de raciocínio foi melhorada em relação ao Gemini 2.0, assim como o desempenho escrevendo códigos.
Segundo o Google, o Gemini 2.5 Pro (experimental) desbloqueia um desempenho de estado da arte em matemática e ciência. Além de prompts de texto, ele aceita imagens, áudio vídeo e até repositórios de código como fontes de informação, mas só nas versões pagas.
Para testar o Gemini 2.5 Pro é só ir até o site do Gemini e escolher o modelo “2.5 Pro (experimental)”, depois clicar em “Canvas” para criar o seu prompt. Por enquanto, ele só funciona na web, mas em breve, deve chegar aos apps mobile.
Vídeos de demonstração do Gemini 2.5 Pro
Com o Gemini 2.5 Pro você pode até mesmo criar jogos completos a partir de um único prompt. Vamos assistir a alguns vídeos para entender melhor toda a capacidade do novo modelo do Google.
O demo abaixo mostra como criar um jogo de dinossauro a partir de um prompt de uma única linha.
E que tal fazer uma demonstração interativa de um peixe cósmico? Nada que um único prompt não resolva com o novo Gemini.
Esse outro exemplo mostra como usar o novo modelo do Google para criar uma simulação interativa de uma nebulosa de reflexão.
Além disso, também é possível criar a visualização de um conjunto de Mandelbrot de forma simples e rápida, assista abaixo.
Finalmente, esse vídeo mostra como criar uma animação JavaScript de um comportamento de manada complexo ao redor de um hexágono em movimento usando o novo modelo do Google.
Já testou o novo Gemini? Conte pra gente nos comentários o que você criou com ele!
Via Ars Technica