Midjourney v7 lançado em versão Alpha, mas segue sendo processado por artistas

Midjourney v7 lançado em versão Alpha, mas segue sendo processado por artistas
Midjourney v7 lançado em versão Alpha, mas segue sendo processado por artistas

Demorou quase um ano, mas o Midjourney lançou finalmente o seu novo modelo de imagem Midjourney v7, já disponível em versão de teste alpha. A empresa estava devendo essa atualização aos seus usuários faz tempo, mas ela vai custar mais caro. Enquanto isso, ela segue sendo processada por artistas por questões de direitos autorais.

Conheça as novidades do Midjourney v7

Uma das novidades do modelo v7 é o modo “Draft”, ou rascunho. Ele custa metade dos créditos e é 10x mais rápido que o modelo original, assim pode ser usado para testes, brainstorms e iterações de ideias. No vídeo de demonstração, o Midjourney mostra como ele pode ser usado com comandos de voz, veja acima no nosso Instagram.

O v7 tem dois modos, Turbo, que custa 2x mais créditos que o V6, e o Relax. Segundo a Midjourney, ele é o seu modelo “mais inteligente, mais bonito e mais coerente até agora”. Alguns recursos como o upscaling e edição ainda não estão funcionando no novo modelo, e assim, serão gerados pelo Midjourney V6, mas isso será corrigido, segundo a empresa. 

Além disso, segundo o roadmap da empresa, eles devem anunciar novidades a cada semana no v7 durante os próximos dois meses. O recurso de destaque será uma referência v7 de personagens e objetos. 

Para ter acesso ao Midjourney v7, além de ser um usuário pago do Midjourney, é preciso avaliar 200 imagens no site da empresa para criar o seu perfil de personalização. A partir daí, o v7 poderá ser usado normalmente no site ou no Discord do Midjourney. 

Saiba mais sobre o teste alpha do novo Midjourney v7. 

O grande problema do Midjourney e outros geradores de imagem por IA

O Midjourney segue vendendo assinaturas mensais e faturando alto, mas sem remunerar os artistas cujo trabalho usou no treinamento do seu modelo. Não por acaso, o Midjourney segue sendo processado (ao lado da Stability AI e outras empresas) por vários artistas. O motivo é simples, ele foi criado originalmente usando o banco de dados (público e sem fins lucrativos) LAION-5B, assim como o Stable Diffusion da Stability AI e outros modelos. 

Criado pelo alemão Christoph Schuhmann com outros usuários de um servidor do Discord usando um script Phyton e a ferramenta CLIP da OpenAI, O LAION-5B é o repositório de imagens do projeto LAION (Large-scale Artificial Intelligence Open Network), e conta com 5 bilhões de imagens disponíveis na internet, incluindo o trabalho de muitos artistas. Vale citar que todo esse material foi compilado sem autorização dos artistas, ou seja, essas ferramentas foram criadas a partir de um roubo de direitos autorais.

O banco de dados LAION-5B foi criado depois que Schuhmann e seus associados viram o lançamento do primeiro DALL-E da OpenAI em janeiro de 2021. A OpenAI segue investindo no seu modelo de imagens, que recentemente chegou na versão 4o, que vem gerando todos os memes “inspirados” nos animes do Studio Ghibli, para o desgosto do seu criador.

Via Tech Crunch

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *