New York Times fecha acordo de licenciamento de IA com a Amazon

O grupo The New York Times e a Amazon fizeram um acordo de licenciamento editorial para treinamento de IA generativa da empresa de Jeff Bezos. Pelo acordo, o grupo libera o conteúdo de artigos do grupo New York Times para a Amazon. Além do jornal, isso inclui as receitas do site NYT Cooking e os artigos esportivos do The Athletic.
Os termos do negócio não foram revelados pelo New York Times nem pela Amazon, que também não quis dar o seu posicionamento sobre o acordo. Segundo o NYT, a Amazon vai usar esse conteúdo editorial para melhorar as respostas da Alexa nas caixas de som e outros produtos da empresa. Além disso, a empresa de Jeff Bezos também vai usar o material para treinar suas ferramentas de IA generativa.
Um ano atrás, o mesmo grupo New York Times processou a OpenAI e sua parceira Microsoft. Apesar disso, a empresa já fez vários acordos com a mídia. Entre eles, os contratos com o Financial Times e com Axel Springer, dono do Business Insider.
Além disso, a OpenAI fechou negócio com os grupos europeus Le Monde (França) e o Prisa Media (Espanha), além da revista Time. A Reuters também fez um acordo no ano passado para licenciar seu conteúdo para treinamento da Meta.
Saiba mais sobre o acordo entre NYT e Amazon na Reuters.