Acabou a mamata? OpenAI anuncia mudanças na política de direitos autorais do Sora 2

Acabou a mamata? OpenAI anuncia mudanças na política de direitos autorais do Sora 2
OpenAI anuncia mudanças na política de direitos autorais no Sora 2

O CEO da OpenAI anunciou em seu blog uma mudança de pensamento da empresa sobre a forma como o Sora 2 lida com personagens e seus direitos autorais. Além disso, ele anunciou a monetização do conteúdo gerado pelo Sora 2, e também disse que outras mudanças podem vir depois.

As mudanças foram anunciadas depois que o app do Sora, com seu formato de rede social com feed, chegou ao topo do ranking da App Store nos EUA. Vale citar que o feito foi atingido menos de 24 horas depois do seu lançamento.

Além do sucesso de downloads, o Sora 2 chamou a atenção pela política de “opt-out” da OpenAI em relação aos donos de propriedades intelectuais. Só que, na prática, isso gerou uma corrida dos usuários para gerarem um grande número de vídeos a partir de personagens protegidos por direitos autorais. 

A primeira foi a opção dos donos de direitos autorais especificarem como querem ou se querem que seus personagens sejam utilizados. “Em primeiro lugar, daremos aos donos de direitos autorais um controle mais granular sobre a geração de personagens, similar ao modelo opt-in para semelhanças, mas com controles adicionais”. 

Monetização do Sora 2 pode dividir parte da renda com donos de direitos autorais

A segunda mudança é a monetização desse conteúdo. Segundo Altman, “as pessoas estão gerando muito mais do que nós esperávamos por usuário, e muitos dos vídeos estão sendo gerados para audiências muito pequenas.”

Segundo o CEO, eles vão “tentar dividir parte da renda com os donos de direitos autorais que querem que seus personagens sejam gerados pelos usuários”. Ele diz que o modelo exato “ainda precisará de algumas tentativas e erros até ser descoberto, mas pretendemos começar muito em breve”.  

Para terminar, Sam Altman avisou que o público pode esperar uma “alta taxa de mudanças” da OpenAI com relação ao Sora 2. Além disso, ele também citou que esse momento “o lembra dos primeiros dias do ChatGPT”.

Vale lembrar que o Sora 2 foi lançado só para iOS e nos Estados Unidos e Canadá, imagina se tivesse chegado no Brasil? Será que essas duas mudanças vão acabar com a era de vídeos “vale tudo” dessa semana inicial do Sora 2? Deixe a sua opinião nos comentários!

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *