Qualcomm compra divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã

Qualcomm compra divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã
Qualcomm compra divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã

A Qualcomm anunciou a compra da divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã, com o foco em fortalecer suas equipes de IA. A empresa trabalha com soluções de IA para o mercado automotivo, mas é conhecida por suas pesquisas de IA de alto nível, segundo o TechCrunch

O VP sênior de engenharia da Qualcomm, Jilei Hou, falou sobre a aquisição. Para ele, ela mostra o da Qualcomm compromisso com pesquisa e desenvolvimento. Para, em suas palavras, “dedicar os recursos necessários para P&D que nos tornem uma força motora por trás da próxima onda de inovação IA.”

A Qualcomm quer “fortalecer sua capacidade de entregar soluções de IA de ponta que vão beneficiar uma grande quantidade de indústrias e consumidores,” diz Hou. Em suma, a Qualcomm quer melhorar seus produtos com talentos de IA generativa da VinAI.

Equipe de IA generativa, incluindo o CEO, se junta ao time Qualcomm

A equipe da MovianAI, antiga divisão de IA generativa do Vingroup, é liderada pelo Dr. Hung Bui, fundador e CEO da VinAI, que também trabalhou no DeepMind do Google, e agora se junta ao time Qualcomm. Além disso, o executivo citou a missão da Qualcomm de fazer descobertas em pesquisa fundamental de IA. Para ele, é preciso escalar essas descobertas através das indústrias, incluindo smartphones, PCs, veículos definidos por software e mais,” diz o Dr. Hung Bui. 

Ainda nas palavras do Dr. Hung Bui, “a expertise da nossa equipe em IA generativa e machine learning vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras que transformam a maneira como vivemos e trabalhamos.”

Com a aquisição, a Qualcomm mostra que quer se envolver ainda mais com o uso de IA generativa em seus processadores, e que aposta no uso de IA de forma local, algo essencial para indústrias como a de veículos autônomos, por exemplo. 

Saiba mais sobre a aquisição no site da Qualcomm.

Nick Ellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *