Qualcomm compra divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã


A Qualcomm anunciou a compra da divisão de IA generativa da VinAI, startup do Vietnã, com o foco em fortalecer suas equipes de IA. A empresa trabalha com soluções de IA para o mercado automotivo, mas é conhecida por suas pesquisas de IA de alto nível, segundo o TechCrunch.
O VP sênior de engenharia da Qualcomm, Jilei Hou, falou sobre a aquisição. Para ele, ela mostra o da Qualcomm compromisso com pesquisa e desenvolvimento. Para, em suas palavras, “dedicar os recursos necessários para P&D que nos tornem uma força motora por trás da próxima onda de inovação IA.”
A Qualcomm quer “fortalecer sua capacidade de entregar soluções de IA de ponta que vão beneficiar uma grande quantidade de indústrias e consumidores,” diz Hou. Em suma, a Qualcomm quer melhorar seus produtos com talentos de IA generativa da VinAI.
Equipe de IA generativa, incluindo o CEO, se junta ao time Qualcomm
A equipe da MovianAI, antiga divisão de IA generativa do Vingroup, é liderada pelo Dr. Hung Bui, fundador e CEO da VinAI, que também trabalhou no DeepMind do Google, e agora se junta ao time Qualcomm. Além disso, o executivo citou a missão da Qualcomm de fazer descobertas em pesquisa fundamental de IA. Para ele, é preciso escalar essas descobertas através das indústrias, incluindo smartphones, PCs, veículos definidos por software e mais,” diz o Dr. Hung Bui.
Ainda nas palavras do Dr. Hung Bui, “a expertise da nossa equipe em IA generativa e machine learning vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras que transformam a maneira como vivemos e trabalhamos.”
Com a aquisição, a Qualcomm mostra que quer se envolver ainda mais com o uso de IA generativa em seus processadores, e que aposta no uso de IA de forma local, algo essencial para indústrias como a de veículos autônomos, por exemplo.
Saiba mais sobre a aquisição no site da Qualcomm.